O Espiritismo é a doutrina revelada pelos Espíritos Superiores, através de médiuns, e organizada, no século XIX, por um educador francês, conhecido por Allan Kardec.

A nossa filosofia implica em dizer que Deus é o Criador e Causa primeira de todas as coisas. A Suprema Inteligência. É eterno, imutável, imaterial, onipotente, soberanamente justo e bom.

Sobre a imortalidade da alma ou espírito, a Doutrina diz que o espírito é o princípio inteligente do Universo, criado por Deus, para evoluir e realizar-se individualmente pelos seus próprios esforços. Como espíritos já existíamos antes do nascimento e continuaremos a existir depois da morte do corpo.

Criado simples e sem nenhum conhecimento, o espírito é quem decide e cria o seu próprio destino. Para isso, ele é dotado de livre-arbítrio, ou seja, capacidade de escolher entre o bem e o mal. Tem a possibilidade de se desenvolver, evoluir, aperfeiçoar-se, de tornar-se cada vez melhor, mais perfeito, como um aluno na escola, passando de uma série para outra, através dos diversos cursos. Essa evolução requer aprendizado, e o espírito só pode alcançá-la encarnando no mundo e reencarnando, quantas vezes forem necessárias para adquirir mais conhecimento, através das múltiplas experiências de vida. O progresso que deve ser adquirido pelo espírito não é somente o intelectual, mas, sobretudo, o progresso moral.